Técnicas de acupuntura


Acupuntura
A acupuntura utiliza como tratamento e prevenção de patologias a manipulação de energias positivas ou negativas através das agulhas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio geral do indivíduo ,que em determinados pontos do organismo se apresentam com excesso ou insuficiência da mesma.
O diagnóstico de uma patologia já manifesta ou não no organismo humano é feita a partir das informações do paciente através da análise dos sintomas , e sinais da percepção do ritmo dos pulsos, e analise da língua e íris dos olhos, etc .
Avaliada essas energias e eventuais distúrbios, iniciamos o tratamento, que consiste em introduzir finas agulhas em pontos específicos, que, estimulados corretamente, vão tratar eventuais desequilíbrio que o organismo venha estar apresentando.
Um aspecto importante é a Prevenção Como o diagnóstico e feito através da observação da energia que circula em nosso corpo podemos reequilibrar essa energia antes que ela atinja fisicamente nosso organismo .

A Austen acupuntura e técnicas afins não só utiliza a acupuntura convencional como manipulação dessas energias , Temos a:


Auriculoterapia


Técnica que utiliza os pontos de acupuntura localizados no pavilhão auricular. Ao efetuar estímulos nesses pontos, o cérebro recebe impulsos que desencadeiam estímulos reflexos no órgão ou região do corpo correspondente. Todos os órgãos e vísceras tem seu ponto reflexo próprio no pavilhão auricular.
São utilizadas, para estimular os pontos na orelha, sementes, bolinhas de ouro, prata, vidro, entre outras.
Principais indicações: São as mesmas indicações da acupuntura.



Quiropraxia


É um método de tratamento natural sistematizado pelo canadense Daniel David Palmer no final do século XIX. Segundo seu criador, várias enfermidades podem ser originadas de um mau posicionamento da coluna vertebral, onde se encontra a medula espinhal. Conforme explica a técnica: “o sistema nervoso controla e coordena todos os órgãos e estruturas do corpo humano". A movimentação inadequada pelo desalinhamento de vértebras e discos na coluna vertebral pode causar problemas ao sistema nervoso e afetar as estruturas, órgãos e funções, podendo levar a diversas patologias”. O tratamento quiropráxico, também conhecido como quiroprática ou quiropatia, consiste em atuar, através de intervenções manuais, nas articulações do corpo ajudando a natureza a restabelecer a saúde sem o uso de medicamentos e cirurgias.
Principais indicações: Dores em geral, estresse, insônia consaço físico e mental, entre outras.,




Fitoterapia


Compreende o uso de plantas medicinais, por um profissional habilitado, a fim de restaurar e manter a saúde e beleza. Combina os velhos ensinamentos orientais com tradições indígenas, complementados pela pesquisa científica moderna. 
Principais indicações: constipação intestinal, resfriados, gripes, fraquezas, problemas de pele, obesidade, reumatismo, artrite, artroses, sinusite, alergias, estresse, depressão, ansiedade,gastrite, dores de cabeça, bronquite, dores nas costas, insônia, entre outras.




Eletroacupuntura


Desenvolveu-se tendo como base a Acupuntura e é utilizada como método terapêutico através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos nos pontos de acupuntura. A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha, produz estímulos sutis que substituem as manipulações manuais.
Principais Indicações: Embora a eletro-acupuntura tenha as mesmas indicações que a acupuntura, apresenta melhores resultados no tratamento da nevralgia e paralisia dos nervos. Na prática clínica é muito utilizada no tratamento de dores no nervo ciático, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaléia, dor de dente, entre outras.


Moxabustão

É a técnica de aquecimento dos pontos de acupuntura. Na china não existe, de forma isolada, a palavra acupuntura. Sempre se fala em “acupuntura e moxabustão”, simbolizando que nos pontos são utilizados não apenas a agulha, mas também outros estímulos físicos ou químicos. O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo. A moxa é um material aveludado, também conhecido como “moxa de lã”, preparado com folhas secas de uma planta chamada Artemísia Vulgaris, pode ser também apresentada sob a forma de bastões ou incenso. A utilização da moxa é tão antiga quanto à acupuntura e também pode ser usada em conjunto com outras técnicas sob a forma de moxabustão.
Principais Indicações: A moxabustão é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade (muito usada em países frios e no inverno), para situações de deficiência de energia (convalescentes, doenças crônicas, pessoas fracas e pacientes idosos).



Quiro acupuntura


É uma técnica desenvolvida pelo sul coreano Tae Woo Yoo, em 1971. É baseada na teoria de que pelas mãos, o corpo pode ser funcionalmente controlado. É o macro (corpo) no micro (mãos). O doutor Woo-Yoo descobriu 14 Micromeridianos e seus 345 Acupontos, em cada uma das mãos, principalmente nos cinco dedos usando instrumentos como micro-agulha, Ap Bom (aplicativo de alumínio), moxa, Eletro Beam, Ap Jin Guí (instrumento de diagnóstico), ímã, T-Bom, rodilho massageador da mão, entre outros.
Principais Indicações: Indicado para praticamente todas as disfunções do organismo. É uma terapia prática, rápida e sem contra-indicações. Pode ser usada em emergências como nervoso extremo, dores de cabeça, ansiedade, angústia, entre outras.





Maguinetoterapia

 Magnetoterapia é a ciência e a arte do tratamento através de ímas.
Trata-se de um sistema natural de tratamento, baseado na aplicação externa de ímas.
A técnica segue os princípios e leis do electromagnetismo universal, pois os ímas têm como característica a capacidade de alterar qualquer tipo de circuito electromagnético presente na natureza, incluindo o corpo humano.
O corpo é estimulado através de constantes e rápidas descargas eléctricas (não sentidas e indolores) que vão atuar no corpo humano, nas zonas com algum distúrbio, alterando a sua fisiologia e harmonizando os impulsos dos nervos.
O recurso a esta técnica tem com principais benefícios:
• Aumento da capacidade respiratória;
• Correção da pressão do sangue;
• Prevenção de enfarte e derrame cerebral;
• Imunização do corpo humano contra certas doenças;
• Aumento das secreções vitalizadas das glândulas;

• Eliminação do cansaço físico e mental;
• Alívio da rigidez dos músculos;
 • Combate de dores em geral.


Localização
RUA MARIO, 316 - ESQUINA RUA AURÉLIA
Bairro: Vila Romana,
São Paulo. SP - SP - CEP 05048010
Tel.: 11 3871-0717 – 97575 9388

Entre os bairros da Pompéia, Lapa, Vila Madalena na zona Oeste de São Paulo / SP